quarta-feira, 20 de julho de 2011

O nascimento do skate no mundo!





Você numca se perguntou, como surgiu o skate?
O Skate surgiu para o mundo no final dos anos 50, nos EUA quando surfistas californianos cansados de passar dias esperando por boas ondas colocaram rodinhas de patins em uma madeira que imitava uma prancha.
No início era chamado sidewalk surfing, ou seja, surf de calçada, e rapidamente se espalhou por todo os EUA. Em 1963 o sidewalk surfing, já praticado por um grande número de adolescentes, tinha criado identidade, com suas próprias manobras e assim ganhou seu nome definitivo: Skateboard.
Para um melhor entendimento, na língua portuguesa, a tradução de Skateboard é Skate, que em inglês significa patins. Em 1974 o Skate teve sua primeira grande evolução: o engenheiro químico e surfista Frank Nashworthy descobriu uma composição chamada uretano, material que deu origem as verdadeiras rodas de skate. Essa invenção deu ao skate um enorme impulso para que ele definitivamente se consolidasse como um esporte popular.


ANOS 60
No final dos anos 50 não havia ondas no litoral da Califórnia e surfistas pegaram alguns patins, tiraram as rodas e eixos e montaram num pedaço de madeira que imitava a prancha de Surf.
A moda pegou e no início da década de 60 aconteceu o primeiro estouro do Skate como novo esporte, o primeiro skate a ser comercializado foi o Roller Derby. O primeiro campeonato de Skate aconteceu em Hermosa Beach, Califórnia, em 1963, vencido por Larry Stevenson. Depois disso, durante três anos, 50 milhões de skates foram vendidos, mas as rodas eram de ferro, e por escorregar aconteceram muitos acidentes e a sociedade americana fez campanha para banir o novo esporte, demorou alguns meses para o skate ganhar credibilidade.
O Skate na década de 60 era completamente ligado ao Surf e influenciado por ele. Uma extensão da praia no asfalto, foi neste momento que nasceu o skate vertical, um projeto diferente de piscina com transição, durante a grande seca na Califórnia as piscinas foram esvaziadas e os surfistas/skatistas descobriram que dava para se divertir andando de skate nas paredes, que lembravam as transições das ondas de surf.
No ano de 1965 foram fabricados os primeiros skates e a organização dos primeiros campeonatos.
A primeira evolução foi a invenção da inclinação no tail inventado por Larry Stevenson para melhorar o equilíbrio e as manobras. Porém o grande acontecimento da década foi a invenção da roda de poliuretano em 1974 (antes as rodas eram feitas de ferro e mais tarde de baquelite, um tipo de plástico duro), o Uretano revolucionou o Skate.
Nesta época o Skate criou identidade própria se ligando mais a anti-cultura que nascia na época, a new wave e o punk. Tornou-se um esporte rebelde. Outro "boom" aconteceu criando o início do Skate moderno, com as modalidades, Slalom, Downhill, Freestyle e Vertical.
Alguns anos antes, outra inovação tecnológica mudou o skate para sempre. Em 1969, Larry Stevenson patenteou o kick tail, que abriu milhares de novas possibilidades de performance para os skatistas. Neste momento, o skate deixou de ser uma imitação do surfe . O kicktail é a parte traseira da prancha voltada para cima que torna possível a maior parte dos truques no skate. Quando a demanda pelo skate voltou, Stevenson já estava preparado. Sem o kicktail, a manobra mais famosa do skate, o ollie , não seria possível.
ANOS 80
O Skate na década de 80 foi caracterizado por uma explosão de rampas de madeira feitas pelos prórpios skatistas em ruas, praças e quintais de casa. Era a cultura do faça você mesmo. Nessa o Street começou a ser praticado em terrenos até então virgens para o Skate, com as manobras em corrimão, paredes e escadas.
A criação de tecnologia para os equipamentos e inovações no período fazia com que os equipamentos de Skate mudassem muito em pouco tempo.
Os anos 80 foram caracterizados pela mistura da influência do Punk que lentamente foi substituída pela cultura urbana, com ênfase no Hip Hop. No final da década as calçadas largas eram o ápice e o Street começou a dominar o Skate com a queda do Vertical. Foi criada a teoria do "ciclo dos 10 anos".
ANOS 90
Nesta década o Skate tomou seu rumo atual na direção do profissionalismo do esporte. Os equipamentos melhores e mais leves davam suporte a um Skate mais técnico com manobras grandes e poderosas.
Existia uma fome de reconhecimento nos skatistas.
Em 1995 a ESPN criou os X-Games e começou a limpar a imagem do skate como esporte rebelde. Foi o passo para colocar o skate no "mainstream" e mais uma vez popularizá-lo. Mas o Skate brigou para manter sua identidade e atitude. NEsta década muitas pistas surgiram. A WCS (World Cup of Skateboarding) se consolidou com o Circuito Mundial dando também força ao skate no Brasil.

Nos anos 1990 veio a consolidação do esporte e o surgimento do maior skatista de todos os tempos, o norte-americano Tony Hawk. Com seus aéreos e flips, ele revolucionou o skate e trouxe definitivamente novos ares ao skate moderno. Suas manobras influenciam até hoje os principais skatistas e seu nome já é tema até de videogame. Atualmente os skatistas norte-americanos e brasileiros são os melhores do mundo e os que geralmente ganham a maioria dos campeonatos. O tombo no skate é uma realidade. Use sempre os equipamentos de segurança, pois apesar de serem desconfortáveis, são eles que previnem seu corpo de contusões e machucados.
ANOS 00
Existem shows de Skate pelos EUA como X-Games, Mountain Dew e Tony Hawk Gigantesc Tour, além de turnês mundiais e no Brasil (Global Assault, DVS City of Dogs, Nike Session com Paul Rodrigues e Reese Forbes, etc.)
A grande mídia quer mostrar o Skate: programas de TV sobre campeonatos (Oi Vert Jam e Pro Rad) e especializados (Skate Paradise e Distorção), entrevistas com personalidades (Bob no Programa do Jo, Karen Jones no Fantástico, Dança no Skate na Eliana) e até em novelas (Malhação).
Skatistas/artistas expõe em galerias de arte pelo mundo (Mark Gozales, Ed Templeton, etc.) e no Brasil (Flávio Samelo, Apoena Fousek, Alexandre FArofa, Binho Ribeiro, etc.).
Skatistas participam de publicidade de marcas fora do universo do Skate: Fábio Sleimann na propaganda de celular, Rogério Mancha na de carro, etc... Omar Hassan/Ford, Bob/Toyota).
Skatistas viram atores de cinema (Jason Lee, Chorão e Allan Mesquita) e de TV (Steve Berra), são destaques em bandas (Chorão no Charlie Brown Jr., Badauí no CPM22, Marcelo D2, etc.) e até diretores de cinema (Spike Jonze no "Eu quero ser John Malkovich", Stacy Peralta no "Z-boys and Dogtown" e Harmony Corine em "Kids" e "Ken Park").

O skate no brasil

O skate chegou ao Brasil por volta de 1965. Os primeiros skates brasileiros eram feitos com rodinhas de patins ou de ferro. Não existiam regras, sendo no início considerado apenas como lazer e não como uma prática esportiva.



Pistas no Brasil
Segundo o catálogo, Guia de Pistas, edição de 2006, existem 1024 pistas de skates espalhadas por todo o Brasil.
Em 1974 foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de Skate. O evento foi disputado no Clube Federal do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano foi inaugurada a primeira pista no Brasil.
Na década de 90, o skateboard realmente explodiu no Brasil. O número de praticantes cresceu vertiginosamente, bem como os eventos, a organização do esporte e a exposição na mídia.
dai em diante galera nao parou mais, o skate virou esporte e mania entre crianças adultos jovens e adolescente que nao abrem mão de uma boa aventura e tambem de uma opção divertida pra manter a boa forma, gente skate não é só diversão tambem é saúde!
e eu fico por aqui ate a proxima.

por: pamela maya

0 comentários:

Postar um comentário

Template - Dicas para Blogs

Pesquisa aê!